EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Campanha salarial
https://assembleia.sindec.org.br
O Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, no uso das atribuições estatutárias e pelo disposto no artigo 3º da Lei 14.309/2022, CONVOCA todos os empregados no comércio de Porto Alegre, independentemente de sua condição de sindicalizado ou não à Entidade, para participarem da Assembleia Geral Ordinária, que se realizará na forma híbrida: Presencial na Rua General Vitorino nº 113 – 2º andar, bairro Centro, Porto Alegre/RS e Virtual através da plataforma digital ZOOM, no dia 28 de agosto de 2025, às 18h30min, em primeira convocação, e, não sendo obtido quórum, às 19h em última convocação, a fim de discutirem e deliberarem sobre os assuntos a seguir indicados nesta ordem do dia:
- Conveniência de se formalizar Convenção Coletiva de Trabalho abrangendo a categoria representada e as categorias econômicas respectivas: 1.1. no caso de aprovação, discussão e estabelecimento de pauta de reivindicações; 1.2. no caso de rejeição, discussão e estabelecimento de formas legais e políticas a serem adotadas.
- Concessão de poderes à diretoria do sindicato profissional para negociar e firmar acordo com as entidades patronais em Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho; 2.1. pressupostos a serem preenchidos para a realização de Acordos Coletivos de Trabalho, pelo fato de a categoria econômica ser muito pulverizada e a dificuldade na realização de assembleias.
- Alternativa de eleger mediador ou árbitro caso frustrada a negociação coletiva.
- No caso de malogro nas negociações para formalizar a convenção coletiva de trabalho, autorização para a instauração e revisão de dissídio coletivo.
- Instituição de contribuição negocial e, no caso de sua aprovação, discussão e deliberação dos respectivos valores, periodicidade, forma de pagamento, procedimentos e prazos para o exercício do direito de oposição, com fundamento no Tema 935 do STF, na Súmula 86 do TRT-4, na Nota Técnica nº 09/2024 da CONALIS e da decisão da Câmara de Coordenação e Revisão do MPT (CCR) exarada nos autos do procedimento nº 000076.2002.04.000/2; 5.1. discussão e deliberação de estratégias para o combate aos atos antissindicais.
- Manutenção da assembleia geral da categoria em aberto até a solução final da convenção/dissídio.
- Concessão de poderes ao SINDEC para ajuizar ações judiciais como substituto processual de integrantes da categoria.
- Deliberar sobre a proposta da Diretoria Administrativa Efetiva do SINDEC de referendar as decisões desta assembleia, relativa a todos os itens da ordem do dia aprovados, através de uma Assembleia Geral Referendária; 8.1. aprovada a proposta, definição das normas de instrumentalização, votação e apuração do referendo.
Porto Alegre, 22 de agosto de 2025.
Nilton Neco
Presidente
Observação
Os comerciários, sindicalizados ou não, interessados em participar da Assembleia Geral Ordinária VIRTUAL terão acesso ao link de participação à plataforma digital ZOOM, bem como ao mecanismo de Assembleia Web de votação.